sábado, novembro 26, 2005

Por vezes os medos irracionais paralizam o nosso quotidiano e recebem o nome de fobias...


Foto de ShannonHourigan-float







Mas o que é isto de fobia??

Um fóbico vive, de facto, constantemente na esquiva das situações que possam desencadear os efeitos psicológicos do seu terror, ou seja, vive assustado.

Mas tudo se complica a sério quando se tem medo das relações humanas! O sofrimento das pessoas afectadas por esta fobia é imenso e o que as assusta incontornável: o olhar dos outros!

As pessoas que sofrem de fobia social não gostam de si mesmas, têm vergonha do seu comportamento. E algumas isolam-se e fecham-se em casa, para evitar qualquer contacto com os outros. Outras enontram a coragem de se confrontar com as situaçõesque lhes metem medo, mas defendem-se colocando tudo e todos em seu redor à distância, dando a impressão de uma frieza , de um snobismo detestável.Mas o preço a pagar é um stress recorrente que aumenta os distúrbios cardíacos e adia o tratamento do problema.

Todas as fobias, quer sejam ancoradas num fenómeno natural quer sobre si mesmos, são patologias crónicas que tocam os mecanismos cerebrais ligados ao medo. O coração de tudo isto não é aquele que bate, mas a amígdala cerebral. É por aí que entram e saem todas as informações ligadas à nossa percepão do perigo. Nos fóbicos, os sistemas de regulação do medo coordenado pela amígdala são diferentes do das pessoas que têm medos normais. Felizmente o nosso cérebro é plástico e capaz de aprender.

Ou seja, de se curar.

Excerto de um texto de Lisa Garnier(Science et Vie)