domingo, novembro 08, 2009

O sentido dos sentidos : a educação (do) sensivel


A Idade Moderna tem, como uma de suas características fundamentais, a constituição de um tipo de conhecimento centrado na “razão pura”, isto é, livre de interferências dos sentidos e sentimentos humanos. Tal razão hipertrofiou-se e hoje se pretende que ela responda pelos mais íntimos e pessoais setores de nossa vida, acarretando uma desconsideração para com o saber sensível detido pelo corpo humano e mesmo um embotamento e não desenvolvimento da sensibilidade dos indivíduos. Essa “anestesia”, que pode ser verificada no mais simples cotidiano de todos nós, precisa ser revertida através de uma educação da sensibilidade, dos sentidos que nos colocam em contato com o mundo. Com isso poder-se-á chegar à criação de uma razão mais ampla, na qual os dados sensíveis sejam levados em conta, o que nos possibilitaria conhecimentos e saberes mais abrangentes.






João Francisco Duarte Junior,
Orientador: João Francisco Regis de Moraes,
Instituição: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação ,
Nível: Tese (doutorado)
UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Educação

1 comentário:

Anónimo disse...

chegar a esse conhecimento pode-se começar pelo pensamento analógico... não é nada de novo, mas é bom relembrar!!!