domingo, novembro 08, 2009



"The astonishing reality of things
Is my discovery every day.
Each thing is what it is,
And it’s hard to explain to someone how much this makes me happy,
How much it’s enough for me.

It’s enough to exist to be whole."



From "Poemas Inconjuntos" by Alberto Caeiro (one of Pessoa's heteronyms), taken from a wonderful online project at the Portuguese National Library

(translation stolen from this wonderful blog which owes its existence to the fact that Pessoa's writings are now in the public domain)


(re)descoberto in http://claudia.weblog.com.pt/arquivo/poetry/

O sentido dos sentidos : a educação (do) sensivel


A Idade Moderna tem, como uma de suas características fundamentais, a constituição de um tipo de conhecimento centrado na “razão pura”, isto é, livre de interferências dos sentidos e sentimentos humanos. Tal razão hipertrofiou-se e hoje se pretende que ela responda pelos mais íntimos e pessoais setores de nossa vida, acarretando uma desconsideração para com o saber sensível detido pelo corpo humano e mesmo um embotamento e não desenvolvimento da sensibilidade dos indivíduos. Essa “anestesia”, que pode ser verificada no mais simples cotidiano de todos nós, precisa ser revertida através de uma educação da sensibilidade, dos sentidos que nos colocam em contato com o mundo. Com isso poder-se-á chegar à criação de uma razão mais ampla, na qual os dados sensíveis sejam levados em conta, o que nos possibilitaria conhecimentos e saberes mais abrangentes.






João Francisco Duarte Junior,
Orientador: João Francisco Regis de Moraes,
Instituição: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação ,
Nível: Tese (doutorado)
UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Educação